Depoimento da Joana sobre o Curso de Testes Automatizados




Eu sou Joana D'Arc Costa, sou analista de testes há 3 anos e meio e participei do curso de automação de testes funcionais em novembro de 2015, no Rio de Janeiro e foi uma grande experiência.

Trabalho em uma empresa que utiliza a metodologia tradicional na grande maioria dos seus projetos, onde primeiro o software é desenvolvido e depois ele é encaminhado para o teste. Sempre enfrentamos muitos problemas utilizando esta metodologia, pois demorávamos muito para encontrar e corrigir os defeitos. Além disso, não era possível escrever os testes automatizados devido ao curto tempo entre a homologação e a entrega do produto. Percebemos que precisávamos implantar os testes automatizados, principalmente para garantir que o que estava funcionando no sistema permanecesse funcionando ao longo das implementações. Foi nesse momento que encontrei a RTS Treinamentos e decidi fazer o curso.

Após a conclusão do curso, comecei aos poucos a sugerir algumas mudanças, baseado no que tinha visto no curso. A primeira delas foi a mudança na metodologia. Começamos um novo projeto na empresa e optamos pela metodologia ágil. Os cenários de testes foram criados diretamente no Cucumber e, a partir deles, criamos os códigos do teste automatizado. Os testes foram programados para serem executados diariamente (ou a cada build) pelo Jenkins e, quando algum build falhava, todos os envolvidos no projeto recebiam um e-mail de notificação. No Jenkins, foram configurados relatórios de execução de todos os testes com printscreen de erros, quando estes ocorriam. A configuração e o uso de todas essas ferramentas foram ensinados detalhadamente no curso, o que facilitou muito no momento da implantação na empresa.

Os resultados foram vistos rapidamente. Logo no segundo sprint, já estávamos colhendo os bons frutos que criamos no primeiro. Os testes automatizados foram executados e encontramos os erros no momento do build do projeto, evitando assim o deploy de uma versão com bugs no ambiente de homologação. Economizamos muito tempo utilizando integração contínua com o Jenkins.

Além disso, o código do teste estava muito bem estruturado, graças ao pageObjects, e a documentação viva e executável, graças as Cucumber.

Não foi fácil a implementação, foi um aprendizado diário. Estávamos lidando com uma metodologia e tecnologia novas, mas, durante todo o processo, eu tive o apoio da equipe RTS através de e-mail e chat, além do conteúdo existente no site e as apostilas que recebi no curso.

Agora que tenho um conhecimento um pouco mais sólido em relação a automação de testes funcionais, espero poder compartilhá-lo com meus colegas de empresa analistas de testes, afinal, já estamos vivendo os benefícios.

Bom, para finalizar, eu recomendo a todos que façam o curso na RTS e leiam os posts no blog da própria RTS ou no site dos instrutores, pois há muito conteúdo útil e muitas novidades sobre tecnologia e mercado de TI.

Joana

Contato Linkedin: https://www.linkedin.com/in/joana-d-arc-costa-23734b4a/

Contato

Telefone:(21)97933-4941
Email: rtstreinamento@gmail.com

Turmas Anteriores

Depoimento