Teste de Software Automatizado Relato Experiência




Abaixo um relato de experiência do Raphael Carvalho de práticas e ferramentas envolvendo automação de teste de software. Raphael é desenvolvedor e participou em maio do Treinamento de Teste Funcional Automatizado na RTS Treinamentos em TI. Vamos acompanhar uma entrevista que nós realizamos com o Raphael.



Poderia falar brevemente do projeto?
Raphael: É uma plataforam de cloud hosting, que utiliza a api do cloudstack, python, django, nginx, gunicorn, html5 e bootstrap. Como framework de de gestão estamos utilizando Kanban.

Do conteúdo visto no treinamento quais contribuíram para a realidade do seu projeto e como você aplicou?
Raphael: Os conteúdos do treinamento me ajudaram muito não só para o projeto citado, abriram minha mente com relação à automação de testes, principalmente se tratando de organização, estrutura e manutenção do código da suite de testes, o design pattern page objects que aprendi com vocês ainda vai nos ajudar e muito.

Qual é o perfil das pessoas que estão trabalhando com automatização?
Raphael: Gostamos muito de contar com ferramentas que possam tornar o nosso trabalho mais simples, menos chato e repetitivo, mas ao mesmo tempo não deixamos de lado os testes manuais, um teste exploratório no final de tudo ainda é muito importante.

Quais as ferramentas vocês estão usando?
Raphael: Como ferramenta para testes funcionais, estamos utilizando selenium Web driver, para unit tests, utilizamos mock, factoryboy, freezetime e outras libs.

Precisou realizar algum treinamento interno para equipe?
Raphael: Nós estavamos estudando por conta própria e eu fiz o treinamento com vocês para aprender coisas novas como jenkins e pageobjects. Uns amigos de outra equipe se interessaram no meu relato sobre o curso e se inscreveram na turma de agosto para o curso de teste funcional automatizado da RTS Treinamentos em TI.

Poderia falar um pouco dos benefícios que os testes automatizados trouxe para seu projeto?
Raphael: Um dos principais benefícios e a redução do time to market, pois através da suite de testes conseguimos feedback de forma mais rápida e menos custosa, sabendo se mudanças realizadas na aplicação por exemplo fizeram alguma feature já existente parar de funcionar. Como resultado passamos a desenvolvedor de forma mais segura, inclusível permitindo que a aplicação fosse mais flexível a mudanças.

Poderia nos falar quais são os próximos passos que você está planejando?
Raphael: O próximos passos são refatorar os nossos código de testes utilizando page objects, implantarmos continuos delivery e o mais importante envolver o resto da empresa, para isso vamos palestrar sobre automação de testes funcionais e em seguida sobre continuous delivery. Chamei mais 4 amigos para me ajudar a fazer as apresentações, com isso vamos aprender mais juntos e formaremos um grupo para incentivar positivamente o resto da empresa. Seguem o link das nossas apresentações:

Contato Linkedin: http://br.linkedin.com/in/raphaelwct/

Contato

Telefone:(21)97933-4941
Email: rtstreinamento@gmail.com

Turmas Anteriores